TRABALHOS



*Terapia Individual *Terapia Casais

*Cursos *Palestras *Atividades para Grupos  

Meus trabalhos são alicerçados nos seguintes conhecimentos:
* * *
TERAPIA FLORAL
* * *
FITOTERAPIA
* * *
CRISTALOTERAPIA

* * *
AURÍCULOTERAPIA

* * *
VISUALIZAÇÃO e INTERPRETAÇÃO da AURA

* * *
ACONSELHAMENTO

* * *
XAMANISMO
* * *
* * *





HOLISMO
Segundo o
dicionário Michaelis (Ed. Melhoramentos): 1 Doutrina que considera o organismo vivo como um todo indecomponível.   2 Compreensão da realidade em totalidades integradas onde cada elemento de um campo considerado reflete e contém todas as dimensões do campo, conforme a indicação de um holograma, evidenciando que a parte está no todo, assim como o todo está na parte, numa inter-relação constante, dinâmica e paradoxal.”

Discorro aqui sobre a Terapia Holística

Segundo o princípio do Holismo, existe um Todo Universal, do qual fazem parte todas as  galáxias, as  estrelas...  os planetas...  os Reinos que habitam esses planetas e os sistemas que formam esses organismos. Todos, em constante movimento de ação e reação, são interdependentes.


Sendo assim, se nos detivermos a nível planetário, quando algo entra em desequilíbrio, os Reinos que na Terra habitam, procurando manter-se, auxiliam-se. Não fosse pelo sentido maior de sua missão sagrada, seria, no mínimo, para a manutenção da Vida.
De uma forma mais abrangente, seguindo esse pensamento, todos os Seres, inclusive o Ser Humano, são micro Universos pertencentes ao macro Universo pelo qual é influenciado e o qual também influencia.
Em se tratando do equilíbrio do Ser Humano: o corpo físico, os sistemas orgânicos internos, as emoções, as sensações, seus pensamentos, todos os sistemas que abrangem esse Ser, inclusive o energético, se relacionam num movimento contínuo de intercâmbios, que atuam em sincronia e que refletem em seu entorno, da mesma forma que esse entorno nele reflete.
Por infinitos motivos, durante eras, o reino humano perdeu o equilíbrio. Na visão holística, havemos de buscar a ação regeneradora através dos outros Reinos da Natureza terrestre.  A raiz desse conhecimento abraça a tese de que os mistérios da Criação continuam vivos e mantidos em seus registros, de forma equilibrada, nos minerais, vegetais e animais, e como tal funcionam exercendo a função de manancial de reequilíbrio aos que necessitam desses códigos.
Os Reinos: Mineral, Animal e Vegetal, apesar de estarem à mercê dos riscos a que os humanos os submetem em momento algum se desviaram de seu propósito divino. Eles se mantêm em missão permanente, em total acordo e harmonia cósmicos.


Seguindo mais profundamente essa linha de princípios há, muito além da matéria, toda uma hierarquia divina que, a partir do Criador e sua primazia, também atua ancorando e sustentando na Terra esse equilíbrio. Essas hierarquias sagradas, bem como suas manifestações na Natureza, criam, nutrem e sustentam todo o Sistema Planetário. E, se acessadas corretamente, também fazem parte e trabalham nesse Sistema de Recuperação Planetário. (Sobre isso falaremos com maior abrangência na página de Xamanismo).
Essa inteiração entre Reinos e Sistemas Terrenos, na Cadeia da Criação, faz parte de um Sistema Único e numa razão sequencial Universal são Unos, devendo, portanto, ser tratados como Totalidade. Sendo assim, fica implícito o porquê da busca e utilização de elementos da natureza como: flores, plantas, argilas, rochas, águas, etc. nas terapias holísticas. Bem como a busca por registros ancestrais como as medicinas: chinesa, ayurvédica, xamânica, que há milhares de anos seguem os princípios holísticos. Somadas às tantas pesquisas atuais na área, desde que as que saem das entranhas do empírico às que caminham pelas luzes da ciência, todas elas enriquecem e valorizam esses dados.
A Terapia Holística não substitui os cuidados da Medicina Acadêmica. Ao contrário, elas podem e devem caminhar juntas somando conhecimentos e experiências a serviço da Totalidade.
por: Maria Lúcia Brenelli*
* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário