AURICULOTERAPIA

da Escola Huang Li Chun


 Documentos da China antiga referentes à Medicina Tradicional Chinesa, datados das dinastias Qin, Han,Tang, Zong, Ming, Yuan, já reconheciam o pavilhão auricular como microssistema relativo ao corpo humano  (GARCIA, Ernesto G.1999, págs.7,9 e 10). Desde aquela época, existem registros de observações com finalidade diagnóstica.


 Nos últimos 40 anos, pesquisas e aperfeiçoamentos sobre o tema tiveram especial atenção na China, trazendo essa terapia a um lugar de destaque. Foi quando esse conhecimento chegou ao Ocidente.
 

Atualmente pela Escola Huang Li Chun, da China, a Auriculoterapia funciona como um sistema independente, com métodos próprios. Sua metodologia abrange conceitos dos quais fazem parte um apanhado complexo de teorias e práticas e tem como pré-requisito, aos interessados em praticá-la, o conhecimento dos princípios e da linguagem da Medicina Tradicional Chinesa.

 Unindo os conhecimentos milenares da Medicina Tradicional Chinesa às teorias da Medicina Moderna, somados ao seu alto nível de pesquisa, essa escola trouxe, ao nosso tempo, comprovada e efetiva atuação não só para prevenção e cura das enfermidades físicas, emocionais e mentais, como para diagnósticos, sendo esse um dos pontos que a diferencia totalmente das demais dessa especialidade.
 


 
O que diferencia a Escola Huang Li Chun das outras escolas.
Além da observação do pavilhão para diagnósticos, vários procedimentos são únicos dessa escola. Cito:
 - a utilização do dorso da orelha externa tanto para diagnósticos como para colocação de pontos;
- a técnica de espelho (o uso de pontos específicos na face dorsal e ventral ao mesmo tempo);
- o uso de duas sementes para cada ponto ao invés de uma;
- a direção específica das duas sementes para cada ponto;
- a descrição de 191 pontos enquanto as outras utilizam 90 pontos; 
- a classificação dos pontos auriculares em grupos sendo: 6 grupos para sistemas e 46 grupos para funções.
 
 
O pavilhão auricular como registro:
Como microssistema o pavilhão auricular funciona como um “mapa memória” do histórico das patologias que já existiram e das que existem no organismo. Sobre esse aspecto, ele detém marcas, sulcos, sinais e colorações diferenciadas nos pontos e nas áreas referentes aos órgãos e as áreas afetadas. Segundo essa observação, através de exame visual e tátil ou também por exploração elétrica, o profissional capacitado não só norteia o diagnóstico como pode fazer avaliação preventiva.


O pavilhão auricular como região físico-energética:
Sendo uma área rica em terminais nervosos, ramos de artérias e veias, ramos de canais e colaterais, que convergem de todo o corpo humano, o pavilhão auricular é um campo farto em possibilidades para acesso ao equilíbrio dos Zang Fu (órgãos e vísceras), dos membros e dos sistemas do organismo. É utilizado pela Auriculoterapia através dos devidos procedimentos, para prevenir ou curar desarmonias e para alcançar o equilíbrio energético funcional do corpo humano.
 
 
Os procedimentos:
Obedecendo aos ensinamentos desse método, que prevê a colocação de duas sementes (que podem ser de Mostarda: Sinapis Alba), usamos as sementes presas ao pavilhão auricular por pequenos esparadrapos em áreas específicas, linhas e pontos correspondentes aos órgãos, às vísceras ou às áreas que necessitem equilíbrio. Os referidos pontos com sementes são estimulados através de pressão manual, cinco vezes ao dia. Após cinco dias, os esparadrapos com sementes são retirados. Os pontos permanecem em repouso durante vinte e quatro horas, sem sementes e sem estímulos. Após esse período, as sementes podem ser recolocadas e os estímulos reiniciados. Os ciclos de tratamentos dependem da patologia.  A opção por um tipo de tratamento não invasivo facilita muito a receptividade do cliente.

Esparadrapos com sementes de Colza ( Brassica napus).
Tratamentos: Insônia, irritação, tendinite, cervicalgia, lombalgia, cefaleia, constipação, enxaqueca, problemas ginecológicos, problemas digestivos e problemas respiratórios são alguns entre muitos dos desequilíbrios  tratados pela  Auriculoterapia.
 
Gratidão:
No Brasil, bem como na América Latina, o Dr. Ernesto G. Garcia, doutor e mestre em Medicina Tradicional Chinesa, é o representante oficial do conhecimento sobre o método da Dra.Huang Li Chun.
Sou grata e honrada em tê-lo como Mestre, bem como à Dra.Rosana Sbrighi e ao Dr. Cassiano Takayassu. Trago comigo, muito além da valorosa riqueza em conhecimentos, teorias e práticas que me passaram sobre a matéria, o empenho e a dedicação magistral com que se envolvem ao ensinar.
À escola Pro Salus Vitalis, gratidão como centro de expansão de conhecimento.
À  Dra. Huang Li Chun, gratidão como detentora- raiz do conhecimento.
Todos eles pertencem a uma hierarquia de saberes sem os quais esse conhecimento não se manifestaria em nossa época.


Referência literária:
A quem possa interessar, esta é a melhor e mais completa referência literária, sobre o assunto:
* GARCIA, Ernesto G. - Auriculoterapia – Escola Huang Li Chun- trad. Ednéa Iara S. Martins – São Paulo- Ed. Roca.
 
* * *

Flores de Mostarda
Sinapis alba



Mostarda do Campo de nascimento espontâneo.
Sinapis alba
 


 

* * *


Nenhum comentário:

Postar um comentário