AUTOCURA




Gratidão pela visita...
Maria Lúcia



O CAMINHO DA AUTO CURA

 Holismo                           
Na visão holística todos os Seres, de todos os Reinos, todos os Planetas, Estrelas, Galáxias fazem parte de um infinito contexto Universal  que age e reage em acordo com uma realidade não isolada. A terapia Holística trata o Ser a partir do Todo. Se o Ser se apresenta fragmentado, seja a que nível for, há de se tratá-lo em totalidade.

O Ser Humano
Sob esse parâmetro, tomemos o Ser Humano e todos os seus complexos aspectos. Os seus corpos: o físico e os sutis se intercambiando e, entre impressões e registros, causando uma realidade concreta e abstrata ao mesmo tempo. A partir dos dados que seu Espírito já traz de outras vidas, somados aos de sua experiência espiritual atual, de seu DNA atual, seu registro intrauterino, o nascimento, as imposições: familiares, sociais, religiosas, culturais, raciais, político-governamentais, suas próprias impressões sobre tudo e sobre si mesmo, todos esses os registros, durante sua trajetória, formam o que chamamos “SER”.

Portanto, cada SER é senhor de uma imensa ou infinita complexidade.
Sob essa vastidão de registros impressos em nosso corpo físico e em nossos corpos sutis,  caminham  à tona ou velados, entre nosso consciente e nosso inconsciente, dados incomensuráveis. 

Inseridos todos os dias diante dessas realidades, não raro, confusos diante das escolhas, do discernimento, das obrigações, do “tenho que”, estão nossos sentimentos, nosso mental e nosso emocional...

Como esses corpos nos trazem a primeira impressão sobre qualquer fato, pessoa ou situação, os julgamentos e as escolhas são dificultados. Pois tanto o corpo de sentimentos, o mental como o emocional estão sob a forte pressão dessas “formas” às quais foram submetidos. 


Permeando nossas realidades terrena e celeste está nosso Espírito. Ele é o nosso "arquivo" mais confiável e capacitado a reconhecer nosso real papel, ou seja, nossa missão e quem realmente somos.


Autoconhecimento
Por isso o papel do Autoconhecimento é fundamental na evolução do Ser.
É através dele que o Ser questiona, repara ou transmuta os padrões de comportamento que lhe foram impostos ou impregnados.  Ou até mesmo aceita e honra esses padrões, se assim for o caso. A diferença está em: a que nível os padrões se instalam.  Uma das tarefas do trabalho de autoconhecimento é trazer esses dados do nível inconsciente para o consciente. A partir daí
, as escolhas podem ser feitas com maior clareza.

O caminho do autoconhecimento é árduo, mas com certeza, mais gratificante não há... Ele nos leva à expansão de consciência, que facilita a descoberta dos dons e, a partir deles, à realização da Missão... Só então o Ser sente e reconhece quem realmente É.
Há de se encontrar a amorosidade, a dedicação, a humildade, a gratidão e tantas outras virtudes inerentes ao Caminho Sagrado... Há de se assumir a bondade sem que seja necessário ser “bonzinho”... Há de reconhecer a caridade sem “culpa”... E tantos outros encontros acontecem nesta Estrada Sem Fim... Mas há algo fundamental na trajetória: há de se aprender a dar ouvidos à voz do próprio Espírito, que sem dúvida, como já foi dito acima, é o único que detém a verdade absoluta de cada Ser.

Autocura
A partir da escolha por trilhar o Caminho do Autoconhecimento tem início o processo da Autocura...  Ela se realiza pela da expansão de consciência.
Claro que é preciso ajuda... São necessárias as técnicas, as ferramentas, os recursos para que o buscador se sinta amparado.
Vem então o papel do terapeuta como condutor, orientador, facilitador e conhecedor das ferramentas.  O trabalho é designado como “autoconhecimento” ou “autocura” porque a dedicação do buscador deve ser totalmente participativa para que as metas sejam alcançadas.


A escolha do Terapeuta
É fundamental que essa escolha seja feita em acordo com a aceitação interna, confiabilidade e empatia das duas partes. Que a lisura e a verdade sempre imperem. E que o fator cumplicidade esteja sempre em primeiro plano no que toca do relacionamento entre Curador/ Cura/ Curado.

Técnicas
É imprescindível que as técnicas escolhidas sejam bem aceitas por quem vai recebê-las. Bem como que o terapeuta tenha total conhecimento e propriedade do uso dessas técnicas.

IMPORTANTE: a Terapia Holística não substitui os cuidados da Medicina Acadêmica. Ao contrário, elas podem e devem caminhar juntas, somando conhecimentos e experiências a serviço da Totalidade.
por: Maria Lúcia Brenélli*   


 


* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * 


TEMPO DE INVERNO

 
Tempo regido pelo elemento Água, quando as árvores já deitaram suas folhas ao solo e desta forma poupam suas energias, acumulando nos troncos e nas raízes as forças que deveriam usar para suprir as ramagens...  Muitos animais hibernam diminuindo seu biorritmo ao estritamente necessário, e os que assim não fazem dormem mais que o habitual... Nas noites mais longas e mais escuras as estrelas cintilam, como faróis, norteando nossos sonhos... Os dias são mais curtos, o azul celeste mais intenso, as formas mais delineadas, as cores mais marcantes. Nossas emoções estão mais recolhidas, nosso organismo mais sensível, nosso olhar mais profundo... Tudo que nos cerca toca nossos sentimentos, que agora tornam-se claros e silenciosos...
Na Natureza tudo se acalma, adormece, armazena...
 
O elemento água rege rins e bexiga e ainda: ouvidos, dentes, esfíncteres, cabelos, ossos, região lombar e pernas.  Seu sabor é o salgado, lembrando que o sal deve ser mantido em dosagem correta, pois em excesso afeta todo o sistema. Seu horário de regência das 15 às 19 horas.  Suas qualidades: a perseverança e a força. Seu contraponto: o medo.
Quando em desarmonia, o Inverno é o tempo em que tudo que está ligado a esse elemento, no nosso organismo, pode apresentar desordem. O que não necessariamente deve ser visto como um fator negativo, mais sim como um alerta de atenção ao ponto referido e uma oportunidade para que seja realizada a ordem.
Quando em harmonia, no Inverno, tem-se um tempo de fortalecimento e armazenamento ao Celeiro da Vida, para que depois, durante o ano, essas reservas supram os movimentos de cada estação.
Para cultivar a harmonia e o fortalecimento do SER esse deve ser um tempo de recolhimento, aconchego, armazenamento, aquietamento...
Silêncio interno...
Lareiras e fogueiras crepitantes, conversas ao pé do fogo, tempo de rever questões, cuidar das relações, meditações, intuições...
Tempo de aquecer a caverna, de compartilhar segredos, chás e caldos fumegantes...
Gestar novas ideias, novos projetos que nascerão ao sol da primavera.
 
É de bom agrado deitar mais cedo, dormir mais horas, fazer menos sexo, levantar quando o sol já tenha começado aquecer o dia, evitar as atividades que provocam sudorese e reservar as energias. Bom para as caminhadas matinais quando o calor do sol pode aquecer os ossos, os músculos, os tendões, iluminar o organismo e nutrir o ki.
 
Alimentos amargos devem ser incluídos à dieta para que o Coração seja nutrido uma vez que o coração é regido pelo elemento fogo que nessa época pode ficar um tanto deficiente pelo domínio do elemento água.
 
O Rim deve ter muita atenção por ser o órgão mais exigido neste tempo.
 
Mas o Baço deve ter também especial atenção e suas energias bem nutridas, sendo ele, entre todos os órgãos, o que mais se afeta à presença da umidade e do frio.

 

Reforce sua alimentação diária no Inverno:
As sugestões que seguem nutrem e reforçam o Baço e o Rim.
 
PELA MANHÃ
-Nozes, sementes e castanhas são para o período da manhã quando você nutre o elemento Fogo.
-Se você aprecia o café com leite da manhã, coloque uma pitadinha de canela, somente o bastante para aquecer. Pães integrais, iogurtes, queijos, cereais.
-Um ovo (orgânico) cozido pela manhã, com uma pitada de sal, também traz a sensação de plenitude.
-Sucos de frutas naturais no inverno podem ter pitadinhas de canela, gengibre ou – se você aprecia- até pimenta, para tirar a friagem. Eles são ótimos quando tomados nos intervalos das refeições
*O suco de uva orgânico e integral é uma boa opção, sendo poderoso antioxidante, nutre e aquece, em demasia pode causar excesso de calor interno.
*Água levemente amornada e com umas gotinhas de limão aumenta a imunidade e dá uma sensação inigualável de bem estar refrescante ao fígado.
*Água pura também pode ser tomada amornada.
*Tome líquido o bastante para que some uma quantia de 1,5 l a 2 l por dia, mesmo sendo inverno.
 
AO MEIO DIA
- raízes de todas as cores fortalecem o Baço e nossas próprias raízes energéticas:
Mandioca/ mandioquinha/ beterraba/ inhame/ cará/cenoura/ rabanete/ nabo/ bardana.
Podem ser escolhidas as que você mais gosta. Mas a principal é inhame.
- Grãos integrais- legumes-verduras.
-Verduras amargas refrescam o fígado e nutrem o coração– melhor que sejam levemente refogadas para não causar deficiência ao baço, que não suporta bem o frio.
-Se você consome carnes, que sejam nesse horário.
-Adapte os alimentos que você gosta de forma que seu prato fique colorido e variado, assim você estará nutrindo todos os centros energéticos.
-Lembre-se de incluir: abóbora madura, suco de mexerica e milho. Os alimentos de tons dourados, vermelhos e alaranjados aquecem.
 
TARDE
Sucos e frutas, iogurtes, chás, pães e bolachas integrais.
Evite que sejam gelados.
 
NOITE
Caldos e sopas são para a chegada da noite. Durante o dia, principalmente pela manhã e no almoço, faça refeições mais consistentes. À noite as refeições devem trazer a sensação de recolhimento.
Para dar conforto ao seu sono, à noite, retire as massas do cardápio, inclusive os pães.
Pode colocar gergelim preto, nos caldos e nas sopas, para fortalecer o Rim e a ligação com a Terra.   Isso também traz aquecimento.
Noite à dentro: se você sente necessidade de algo, então, somente os chás.
 
Para reforçar as suas raízes na Terra e o seu Celeiro da Vida:
Inclua em seu cardápio 2 x por semana: Inhame/ Feijão preto/ feijão azuki / gergelim preto. Esses alimentos induzem a um bom caminhar, fortalecem a energia vital, nosso chakra Básico, as pernas e os rins.

Sobre Doces: alimentos de sabor adocicado nutrem o baço e saciam a necessidade de consumir esse sabor. São eles: alface americana, ervilha com ou sem casca, erva doce ou funcho, beterraba, cenoura, alcachofra, milho, batata doce, abóbora madura, abobrinha verde.
 
Evite sempre (valendo para todas as estações):
Bebidas e alimentos gelados, eles consomem energia vital.
Bebidas alcoólicas, refrigerantes e doces: eles acidificam o organismo.
Alimentos que retêm umidade: laticínios, frituras e farinhas brancas. 
Alimentos que trazem invasão de frio: gelados e alimentos de natureza fria.
 
Atenções:
-Ao lavar os cabelos- que não deve ser mais que 2 vezes por semana- seque com secador, principalmente na região da nuca que é a mais vulnerável para penetrar frio e umidade.
- Banhos devem ser mornos e de pouca duração. Banhos longos acumulam umidade no corpo.
-Evite andar descalço (a) em piso frio.
-Mantenha pés e mãos – extremidades- quentes.
-Evite tomar correntes de vento frio e chuva.
 
Caso você absorva frio ou umidade:
Faça escalda pés ou banhos com: Alecrim, Sálvia ou Manjericão, que são plantas pertencentes aos elementos Terra e Fogo.
Fica à sua vontade misturar as plantas ou utilizar apenas uma delas.
Experimente...
 
Aquecimento dos alimentos de natureza fria
-Para “aquecer” os alimentos de natureza fria, basta uma pitadinha de elemento fogo.  Apenas o dado energético de qualquer planta de elemento Fogo já é o suficiente para mudar o código da natureza de outro alimento.
 
Pertencem ao elemento Fogo: Canela, Cravo, Gengibre, Alho, Orégano, Tomilho, Pimenta, Coentro, Manjericão, Gergelim Preto
 
-O próprio ato de refogar uma verdura ou cozinhar levemente um legume transforma a sua natureza fria para morna ou quente.
 
-Verduras e legumes devem ser cozidos rapidamente em fogo alto p/ serem aquecidos.
 
-Na categoria das verduras também existem as que são menos frias, são elas as mais ricas em ferro: brócolis, espinafre, chicória, almeirão, couve...
 
-Carnes e cereais devem ser cozidos em fogo brando para não perderem suas propriedades e dar tempo para que o calor as penetre.

Baço “frio” e Fígado “quente” formam síndrome complexa e ocorrem com frequência. Nesse caso há de se aquecer o Baço sempre lembrando que o Fígado deve ser refrescado.
 
Refresque o fígado com: alimentos verdes, amargos e cítricos.                         
Especialmente: limão, alcachofra, jiló, chicória e almeirão.
 
Maria Lúcia Brenélli Inverno 2013
 
 
 

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *


SOBRE A DOR (doença)

 A dor (doença) tem um caminho próprio.
Nunca é bem recebida, mas chega e se instala...
A hora não é de lutar contra, mas dar-lhe ouvidos... 
Escutar sua história, compreendê-la...
Isso não significa conformação, mas entendimento, sabedoria...
A luta fica por conta da brandura...
A gente lhe oferece chás perfumados, coloca cataplasmas, unguentos, ternura...
Porém, muito além de curativos, ela carece  quietude, solidão,
tempo de caverna, o "hibernar do urso"...
Há delas que pedem que somente a Alma converse com elas...
Pedem-nos um tempo pra estar a sós...
Contam-nos sobre seus caminhos... e porque fizeram parada...
Então, dia após dia, após longos diálogos com nosso Espírito, se vão...
Porque há, de alguma forma, em toda dor, ou toda doença, 
a manifestação do que pode ser caridoso com a gente mesmo...
Do que pode ser, por um tempo, se voltar somente para nossa própria história
e para o nosso coração...
Ser somente uma respiração entre a Mãe Terra e o Pai Céu...
Esse fio que vai e vem e que nos mantém unidos ao manancial da Vida...
É aí que, aos atentos, ensina tanto...
E quando chega seu tempo de ir, se lhe demos atenção e respeito,
nos deixa mais sábios, maiores, mais amorosos.
Expandem-se nossos sentidos, nossa consciência sagrada...
É aí que, também silenciosa, se vai e não volta tão cedo, talvez nunca mais...

por: Maria Lúcia Brenelli*
outono/2011  


* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
                 
"O movimento da Terra, as manifestações da Natureza e o nosso corpo"

Esta mensagem foi intuída em 11/03/ 2011,
após o tsunami que abalou o Japão. 
Você deve estar acompanhando as notícias,
os fenômenos da Natureza se manifestando de maneira drástica:
terremotos, tsunamis,  enchentes ...
E, neste mesmo momento, tantas pessoas com queixas...
(físicas, emocionais,  espirituais...insônias, dores pelo corpo, diarréias...dores na coluna,  emotividade à flor da pele...) que se acirraram nas últimas semanas.

SOBRE ESTE ASSUNTO: estou lhes passando minha canalização desta manhã...
"Os terremotos estão ligados aos problemas de coluna. Quem está sofrendo da coluna medite no eixo da Terra...
O Reino Mineral está ligado aos nossos ossos...Quem tem dores nos ossos deve meditar sintonizando  as rochas, os minerais da Terra...
As erupções dos Vulcões estão ligadas aos refluxos gástricos. Quem tem tido refluxo medite nos Vulcões...
Os tsunamis estão ligados aos vômitos, tonturas... Quem está sentindo estes sintomas  medite no equilíbrio dos mares...
As enchentes estão ligadas às diarréias. Meditem nas fontes cristalinas de água pura... no suave correr dos rios...
As insônias estão ligadas ao movimento dos ventos...Os
que tem tido noites intranquilas meditem no movimento das brisas e das brumas tranquilas...
As dores no corpo estão ligadas às dores da própria Mãe Terra... Meditem nela os que tiverem fibromialgia, dores, cãimbras...
As acelerações cardíacas estão ligadas às Montanhas. Os que têm sentido taquicardia meditem com as Montanhas...
As alergias estão ligadas às Florestas. Quem tem tido a pele afetada medite com as Florestas...
Os problemas visuais estão ligados aos movimentos nos desertos...aos oásis... Meditem visualizando a paz dos desertos os que se encontram com problemas visuais...
As depressões estão ligadas às dores da Mãe Natureza. Medite com Ela os que estão tristes e deprimidos...
Todos esses Seres da Natureza se apoiam, se intercambiam...
Quando algo muda, seja num movimento pacífico ou drástico, todo o Sistema participa das mudanças...
A Mãe Terra e a Mãe Natureza também estão sofrendo... há de haver uma união estabelecida no Amor com a força Primordial e os seus filhos... os Filhos da Terra e do Céu...
Tudo que dói no corpo  da Terra ou no Espírito da Terra, tudo que está intranquilo, tudo que está desordenado fora de nós... Assim está também no nosso corpo...na nossa mente...no nosso espírito...
Ao entrar em contato com o Ser que está ligado ao seu ajuste, seja ele o Eixo da Terra, os Mares, as Fontes Cristalinas, os Rios, as Brisas, as Montanhas, as Florestas, a Mãe Terra, a Mãe Natureza... sinta que este SER também habita no seu interior. Visualize-o... tanto dentro como fora de você... em sua Perfeição... em sua Paz... Divinizado que é...
MEDITE... ORE...
Não importa seu credo ou dogma...
desde que você emane LUZ... AMOR ...PAZ...
Entre em contato e honre o fenômeno da Natureza que está associado à sua desordem física , emocional ou espiritual no momento.


ATENTE:
1) Assegure-se que somente a PERFEIÇÃO, a Beleza, o Sagrado façam parte de suas meditações. Vizualize o Ser da Natureza que você está honrando em sua perfeita harmonia e Paz... Sinta-se UM com este Ser.
2) Com esse propósito, acesse somente um SER na sua meditação... ou seja ... o Ser da Natureza que está ligado ao seu desequilíbrio atual ...
3) Essas energias são extremamente Sagradas e de frequencias muito altas, ligadas diretamente às Ordens Divinas. Portanto neste momento você só estará em contato com energias perfeitas...
4) Alicerce sua meditação com a presença de seu Eu Superior e Seu Anjo de Guarda... com Hierarquias elevadas... como os Arcanjos e os Iluminados...


POR EXEMPLO:
SE você está sofrendo da coluna,
neste momento seu SER está conectado com as transformações no Eixo da Terra, você está em sintonia com a hierarquia que rege este movimento... Então, se você medita e coloca todo seu Amor e sua Luz à disposição do Eixo da Terra, você cura seu corpo e ao mesmo tempo facilita as mudanças que certamente continuarão a ocorrer em relação a Ele. Você se coloca a serviço para a Cura Planetária bem como para sua cura... Você está em harmonia com toda a hierarquia que detém e rege o movimento e a manifestação do eixo da Terra...


LEMBRE-SE:
Para o Criador tudo que em nossa leitura pode parecer imperfeito, pertence ao ponto onde habitam nossas ilusões... Todos os movimentos catárticos, de limpeza, são sagrados. Não importa se violentos ou não...
A forma como eles se manifestam depende muito de nossaVontade, de nossos atos e nossas escolhas, quer sejam conscientes ou não...
Os movimentos cósmicos que regem a Eterna Espiral permanecem Unos... dentro e fora da gente...
A cada dia mais e mais pessoas na grande massa despertam para esta realidade. Pertencemos a um Sistema de energias Celestes e Terrenas...  elas nos permeiam e conduzem...
TODOS, independente do grau de consciência, caminhamos sempre para uma vibração acima da que estamos... Pertencemos a um Sistema onde a Lei da Evolução dita as normas...Onde todos caminhamos para frequencias superiores. O tempo em que isso ocorre depende de nossa expansão de consciência...


Cada Ser ou Fenômeno da Natureza está ligado a qualquer manifestação do seu corpo..."

Que o Amor e a Luz sejam sempre nosso leme...




PAZ e bênçãos ...    Maria Lúcia Brenelli*


 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário